Você Confunde Euforia com Alegria?

Agora que estamos às vésperas do Carnaval, eu me lembro que antigamente, o Brasil era conhecido como a terra do Futebol, do Carnaval e do Samba? Acreditava-se que o nosso povo era o mais feliz do mundo. Será verdade?

Basta você andar pelas ruas, metrôs e botecos de nossa terra para ouvir gargalhadas, gritos, caras e bocas de alegria, mas, no entanto, um estudo mostrou que hoje o Brasil é o campeão mundial na venda de antidepressivos!

mulheralegrePorque o povo “mais feliz do mundo” gastaria milhões para se livrar da tristeza, do desespero e da ansiedade?A dura realidade é que Euforia está longe de ser considerada uma Alegria verdadeira, mas qual é a diferença entre as duas?

Pelo menos para mim, Euforia é um contentamento provocado por algum acontecimento exterior. Por exemplo: meu time de futebol foi campeão. Meu time vencer o campeonato provocou em mim uma sensação de alegria e felicidade momentânea. Isto não quer dizer que eu seja realmente alegre ou feliz. Amanhã se ele perder minha alegria vai por água abaixo e posso cair numa depressão pior ainda.

Quando conseguimos algo novo como um namorado, um casamento, passar na faculdade, nos sentimos vitoriosas e motivadas, mas se não tivermos alegria verdadeira em nossa interior, com o passar do tempo, tudo cai na rotina, o namorado vai embora ou não é o que imaginávamos o casamento não dá certo, a faculdade é estressante. Então perdemos o interesse e a motivação desaparece, dando lugar muitas vezes ao desapontamento e à decepção.

Por isso muitas pessoas, especialmente nós mulheres, nos atolamos em dívidas para preencher este vazio interior. Da mesma forma uma roupa nova, uma joia ou carro novo, em breve se tornará velho, e a velha tristeza bate à nossa porta juntamente com a faturar do cartão de crédito.

Então o que é Alegria Verdadeira?

É aquela sensação de bem estar interior, de estar bem consigo mesma!Não depende de outras pessoas nem de algum acontecimento feliz, extraordinário e inesperado. Não pertence ao passado e não te espera no futuro.

Está Aqui e Agora, porque faz parte da sua natureza!A Alegria verdadeira é calma e tranquila, não precisa ser empurrada “goela a baixo” de ninguém. Não precisa agredir nem chocar ninguém, não precisa ser exibicionista, inconveniente nem vulgar.

É apenas o estado de ser de quem não é mais escravo do sistema, de quem se encontrou e deixou de lado o medo do futuro e as culpas impostar pela sociedade.

Podemos até nos entristecer quando as coisas não saem como desejávamos, ou perdemos alguém muito querido, mas logo encontraremos dentro de nós a força e a coragem para seguir em frente com um sorriso nos lábios, porque não dependemos do mundo para preservar nossa autoestima e amor próprio.

Espero que a sua Alegria seja muito mais que uma fantasia alimentada pela mídia. Alegria verdadeira não tem data marcada na folhinha e não acaba na quarta-feira de cinzas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

michaella

Michaella Enguel é Terapeuta Holística, Bióloga, Webmarketer, especializada em Coaching de desenvolvimento para Mulheres Empreendedoras.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *