Como Superar a Perda de um Animal de Estimação?

Em minha vida como terapeuta, uma das piores dores dos meus pacientes é a perda de um Animal de Estimação.

Primeiramente porque os laços de Amor e Amizade entre os seres humanos e estes pequenos irmãos tendem a ser profundos, muitas vezes, até mais que entre parentes e amigos, pois os animais não julgam. Seu Amor chega a ser mais incondicional do que os laços de cobrança, interesse e dependência entre as pessoas.

gatinhoemeninalinda

Eu segundo lugar, quando perdemos um animal de estimação, na maioria das vezes, não temos o apoio das pessoas e ouvimos a velha frase: Para de frescura! Era apenas um cachorro!

Esse tipo de atitude provoca mágoa, desamparo e pode levar à depressão. Abaixo eu listei 5 atitudes que podem ajudar as pessoas que estejam passando por este momento tão doloroso:

1 – Demonstre a sua dor.

Admita que está sofrendo e que sente uma grande tristeza. Não finja que nada aconteceu, só para não parecer bobo diante das pessoas. O que importa são os seus sentimentos e não a opinião delas. Converse com pessoas que tenham e gostem de animais. Procure grupos de protetores e defensores de animais, pois eles entenderão a sua situação. Pessoas que não entendem ou não gostam de animais, não estarão aptas e demonstrar solidariedade, podem até falar bobagens e te fazer se sentir pior!

2 – Evite a Culpa.

Muitas pessoas quando perdem seus amigos animais, tendem a se sentir culpados, pois acham que não fizeram o bastante por eles!

Procure se conscientizar de que todas as formas de vida tem seu ciclo neste mudo e sua evolução. Se o seu amigo partiu era o momento dele e de alguma forma ele irá renascer e continuar seu caminho de crescimento.

3 – Faça um Ritual de Despedida.

Você pode sepultar o seu bichinho, cremar ou fazer uma cerimônia de despedida. Se quiser, pode criar um álbum de recordações para se lembrar dos momentos felizes. Plantar uma flor ou fazer uma pintura em homenagem ao seu amigo, também ajuda muito dessas horas. Se o animal pertencia à uma criança faça com que ela se envolva no processo, ajude nos momentos de tristeza,mas nunca, nunca mesmo, tente esconder a morte do animal! Eu sou contra as pessoas que mentem para as crianças tentando poupá-las ! Se agir dessa maneira, estará criando filhos fracos e despreparados para lidar com os fatos da natureza, e a Morte é parte da Natureza para todos nós!

4 – Adote outro Animal.

Eu não estou dizendo para substituir um amigo que você amava tanto e sei que não será fácil até superar o período de luto, mas os abrigos e as ruas estão cheias de animais carentes!

Se não se sentir preparada para adotar, envolva-se na causa animal. Visite um abrigo como voluntária e divida o seu amor com tantas vidas que precisam dele.

Evite comprar animais, pois você poderá estar financiando um comércio sujo e cruel! Existem milhares de animais precisando de amparo e carinho!

5 – Procure um Terapeuta.

Se você não estiver conseguindo superar a sua perda, não deixe de procurar um terapeuta que entenda o seu caso. Eu já tratei muitas pessoas que estavam em estado depressivo pela perda de um animal de estimação, através da Acupuntura Emocional.

Futuramente, eu farei um vídeo sobre Acupuntura Emocional para perda de Animais de estimação.

Espero que estas dicas simples, possam ajudar quem esteja passando por esta situação de perda e dor profunda. Estarei à disposição através dos meus contatos abaixo.

michaellacontatos-2015

 

michaella

Michaella Enguel é Terapeuta Holística, Bióloga, Webmarketer, especializada em Coaching de desenvolvimento para Mulheres Empreendedoras.

You may also like...