Fofoca – 8 Dicas Para Evitar Que A Fofoca Destrua O Seu Sucesso Profissional

Fofoca – 8 Dicas Para Evitar Que A Fofoca Destrua O Seu Sucesso Profissional

Infelizmente o ambiente profissional que deveria ser um local para o nosso desenvolvimento profissional, maior integração com as pessoas e uma oportunidade para aperfeiçoar habilidades de trabalhar em equipe, na maioria das vezes, se torna cenário para mexericos, fofocas bullying e falatórios.

fofoqueiros1

 

 

 

Certas pessoas veem esse comportamento como uma coisa natural e não percebe que isto é um risco para o seu sucesso profissional, que pode prejudicar e sabotar o seu o seu desenvolvimento dentro da empresa e comprometer irremediavelmente a sua imagem no ambiente corporativo.
Eu tenho vários pacientes e amigos me procuram com problemas no trabalho. Esses problemas estão relacionados ao fato da pessoa se envolver com fofocas, seja como Centro do Falatório o mesmo como agente de difamação de outros colegas.
Abaixo seguem oito comportamentos que você pode tomar ainda hoje para evitar que a fofoca leve à ruína para sua vida profissional.

1- Quando Você É o Alvo Da Fofoca
Se o que estão dizendo ao seu respeito é uma coisa sem sentido ou sem importância, o melhor a fazer é ignorar fingir que não é com você.
Tomando uma atitude indiferente, as pessoas que estão agindo dessa forma perceberem que você “não está nem aí”. Pode ser que o assunto morra e não vá para frente, o que poupará muita energia e muitos aborrecimentos.
Se o Falatório tomou uma proporção que realmente possa lhe ameaçar, prejudicar ou difamar, o melhor a fazer é tomar uma atitude sensata.
Partir para algum tipo de Vingança ou algum tipo de agressão contra o fofoqueiro, simplesmente vai queimar seu filme na empresa. Não haja desta forma!
Procure os canais competentes, ou seja, o seu superior imediato, diretor da empresa, alguém responsável pelo departamento onde o fofoqueiro trabalha, o setor de RH, departamento de assistência social, ou em casos mais graves o departamento jurídico.
Se você trabalha numa empresa de pequeno porte considere falar diretamente com o dono da empresa ou responsável. Explique a situação de forma calma, sem usar de palavras desrespeitosas e sem perder a calma, mas deixe claro que se sente ofendida e prejudicada pelos atos dessa pessoa responsáveis pela fofoca.
Se por algum motivo a empresa não tomar providências Você pode procurar a justiça comum, pois muitos casos de fofoca entram para o que chamamos de difamação moral, abuso moral ou assédio moral. Difamação e calúnia são crimes passíveis de processo. Procure seus direitos.

fofoqueiros3

2 – Quanto Você É Acusada Injustamente Ou Lançaram Boato Sobre A Sua Vida.

Neste caso procure o fofoqueiro e converse com ele. Se o boato é verdadeiro ou não isto não importa, pois seu nome não pode ser colocado em meio a fofocas e acusações.
Se a pessoa tem alguma coisa contra você, o correto seria procurar o chefe ou responsável e fazer uma queixa formal. Mesmo que você esteja errada em algum ponto, não quer dizer que o seu nome possa ser difamado no ambiente profissional. No caso da pessoa, se desculpar e prometer não repetir as fofocas demonstre boa vontade e aceite as desculpas. Deixa bem claro que se isso se repetir você tomará providências Caso haja uma repetição, procure o chefe ou responsável, pois está claro que a pessoa não está disposta a mudar e não tem respeito por você.

3 – Quando Outra Pessoa É O Objeto Da Fofoca

Da mesma forma que você não gosta de ser ver seu nome colocado em meio a fofocas maldosas e comentários venenosos, não se deixa envolver em rodinhas de fofoqueiros, quando estiverem falando alguma coisa sobre um colega. Não prolongue o assunto Seja firme e diga que não está interessada nesse tipo de conversa, que está ocupada e procure sair de perto ou ignorar.
Muitas vezes é bem melhor parecer antipática do que ser envolvida nesse tipo de comportamento.
Se alguma amiga ou colega na empresa está sendo vítima de fofoca ou boatos maldosos, converse com esta pessoa e deixe claro o que ouviu, mas oriente o seu amigo ou colega de trabalho para que ele tome as providências cabíveis de acordo com o que foi explicado acima, ou você também estará fazendo fofoca do fofoqueiro!
Tome muito cuidado para não falar mal do seu chefe ou entrar nesse tipo de fofoca, pois muitas vezes o pessoal na área de trabalho quer que o outro fale mal, para depois ir buzinar no ouvido do chefe.
Existe sempre um “puxa saco de plantão” se fazendo de bonzinho e de amigo. Algumas vezes a pessoa é um olheiro da Diretoria, que induz Você é falar mal do Chefe ou da empresa para te testar. Neste caso seja firme e diga que não tem nada a declarar, está muito satisfeita com a empresa e corte o assunto pela raiz.

4- Quando O Fofoqueiro É O Chefe

Esta é uma situação muito delicada, pois no caso de um colega de trabalho que faz uma fofoca a o seu respeito, você sempre pode pedir o auxílio do Chefe ou da diretoria, mas quando essa atitude maldosa vem do próprio chefe seja ele supervisor, gerente ou mesmo dono da empresa, a coisa se complica pois você não sabe a quem recorre.
Neste caso primeiramente mantenha uma atitude calma converse com seu chefe e diga a ele francamente que atitude dele não te agrada.
Eu espero sinceramente que você trabalha para uma pessoa razoável. O assédio moral é um crime complicado, porque muitas vezes o funcionário não consegue provar ou tem que engolir esse tipo de comportamento com medo de perder o emprego.
Várias pessoas que me procuram com graves problemas de stress e até mesmo a depressão por causa de chefes malcriados, arrogantes que desvalorizam os funcionários, ofende e fazem todo tipo de bullying.
Se isto acontece com você eu sugiro que tome uma atitude e comece primeiramente a procurar outro emprego, pois um trabalhar com uma pessoa tóxica só poderá comprometer a sua saúde, e impedir o seu progresso na vida profissional.

5 – Saia das Panelinhas

Em algumas empresas existem as chamadas “ panelinhas”, grupos de pessoas, muitas vezes de departamentos diferentes ou de filiais diferentes, que acham natural falar mal dos seus rivais. Ou de pessoas que segundo eles não fazem parte do seu grupo.
Eu trabalhei muitos anos como vendedora.
Nas empresas de vendas era comum o pessoal da área de vendas falarem mal da área administrativa e vice-versa. Nem preciso dizer que isso trazia sérios problemas para a produtividade na empresa. Muitas vezes os nossos supervisores tinham que intervir, pois as brigas o falatório e a difamação eram constantes.
Se você perceber essa competição entre as pessoas procure não se envolver. Em algumas ocasiões, nós tentamos nos enquadrar em um grupo. Toleramos e até mesmo participamos desse tipo de comportamento. No final esteja certa que isto pode manchar a sua reputação e fazer com que você seja mau vista por várias pessoas da empresa.
Se perceber esse tipo de comportamento procure um superior e se abra com eles. Faça o possível se dar bem com todos os grupos da sua empresa. Trate com respeito e cortesia, as pessoas de todas as áreas, como o pessoal da limpeza da segurança e dos transportes.
Procure não comentar sobre salário e benefícios de outros colegas e nunca comente se alguém quer sair da empresa, especialmente se for você mesma!
Se tiver alguma coisa contra algum tipo de pessoa dessas áreas como eu já falei antes procure o seu encarregado.

6 – Fofocas Na Internet

As redes sociais infelizmente também se transformaram num local propício para fofocas, boatarias e comentários maldosos.
Principalmente o Facebook, Twitter e WhatsApp estão se tornando uma verdadeira praga, onde pessoas são difamadas sistematicamente e vidas são destruídas da noite para o dia, como uma espécie de diversão!
O melhor a se fazer nas redes sociais e não se envolver de forma nenhuma com esse tipo de comentário, não compartilhe informações notícias ou comentários que você não gostaria de ouvir a seu respeito.
Notícias sobre pessoas que você não conhece, sobre fatos desconhecidos, especialmente se essas notícias acusam alguém de alguma coisa, pois isso pode ser um boato.
E você pode ser até mesmo acusada de difamação e calúnia. Isso é crime tenha muito cuidado!
Analise muito bem antes de postar fotos no Facebook ou Instagram. Se vocês ou algum colega de trabalho estiver nessa foto peça sempre autorização da pessoa.
Pois você não sabe se ela quer ver a sua imagem exposta na rede dessa maneira. Imagens sensuais ou comprometedoras jamais devem ser postadas.
Nunca se sabe quando elas podem ser usadas contra você.
Muitas empresas hoje, antes de contratar uma pessoa consultam o perfil nas redes sociais, para ver o que ela está postando e compartilhando.
Então tenha muito cuidado com o que você posta no seu perfil: imagens pornográficas, comentários de violência, comentários contra o governo, contra empresa ou contra o seu chefe podem ser vistas e até servir como motivo para que você seja despedida por justa causa, ou mesmo processada por difamação.
Não preciso nem dizer que isto pode te destruir completamente a sua vida profissional.
Tenha também muito cuidado com comentários preconceituosos de qualquer forma. Hoje cada vez mais , as empresas evitam contratar pessoas desse perfil. Como você pode ver, precisamos ter muito cuidado para que o nosso nome não seja destruído no meio desses comentários do Facebook e outras redes sociais.
Se você for vítima de algum bullying virtual. Primeiramente denuncie para as redes sociais. Bloqueie imediatamente essas pessoas.
Se as redes sociais não tomarem providências, leve esses comentários para as autoridades. Copie todos os textos e imagens difamatórias e se possível, procure um advogado e processe imediatamente essas pessoas por difamação e calúnia, exigindo uma indenização.
Hoje em dia a coisa mais fácil é ser totalmente queimado em postagens e comentários falsos a internet. Tome cuidado extremo com conversas em chats, no Skype ou em locais onde seja possível gravar sua imagem. O que aparentemente, não tem nada de comprometedor, pode se transformar num pesadelo.
A internet está cheia de malucos, psicopatas e bandidos, que se aproveitam da sua ingenuidade e depois usam suas imagens fazer chantagem e ameaças. Eu tenho pacientes que sofreram esse tipo de chantagem, través de filmes feitos nas redes sociais e nos chats.

7 – Fuja da Inveja

A inveja é um problema sério dentro da empresa.Se você percebe que um colega invejoso está espalhando boatos sobre você ou outra pessoa e apontando seus defeitos, tenha certeza que você é uma pessoa de valor pois os medíocres não são invejados.
É comum aquele invejosos que fica apontando defeitos nos colegas e até dizendo que a pessoa não deveria ter sido promovida, que ela não merece, ou que puxou o saco do patrão.
Esse tipo de pessoa é frustrada, não consegue crescer profissionalmente, sua auto estima é baixa e ele não acredita em si mesmo.
Assim ao invés de crescer ele prefere rebaixar o outro.
Nesse caso, por incrível que pareça, mande energias de gratidão para essa pessoa, pois se você não fosse alguém competente não ser invejado.
Fique atenta as manobras de ser invejoso e não tenha medo de procurar a pessoa responsável pela sua equipe para contar o que está se passando.

8 – Relacionamento Amoroso Na Empresa

Se você tem colegas de trabalho que estão de alguma forma namorando ou demonstrar algum tipo de interesse, isso vira motivo de fofocas dentro da área de trabalho.

Esta é uma ótima situação para você ficar de boca calada! Seja discreta e não comente. Finja que não viu nada, que não é com você, que não é importante, pois comentários desse tipo podem prejudicar os seus colegas e à sua imagem.

Também tenha cuidado com os relacionamentos dentro da empresa para você não virar motivo de fofoca e escândalos. A descrição não faz nenhum mal nesse caso Isto não quer dizer que você não possa ter interesse por um colega de trabalho. Todos nós somos seres humanos e o interesse pode surgir. Apenas tenha em mente que o local de trabalho é para trabalhar!

Se você quer se encontrar com a pessoa, faça isto fora dos olhos do seu chefe e dos seus colegas, para preservar a sua intimidade e não dará margem a comentários maldosos.

Procure também pedir para pessoa com quem você está se relacionando que aja da mesma maneira e mantenha a descrição, especialmente se você ou esta pessoa tem algum outro tipo de compromisso.

Eu espero sinceramente que este conteúdo tenha ajudado você a se posicionar, contra fofocas e boatos.

Tudo o que eu ensinei nessa postagem com relação à sua vida profissional também é válido na sua vida pessoal.

A fofoca é um veneno que já destruiu vidas amizades e relacionamentos.

A pessoa fofoqueira muitas vezes, é doente, frustrada, não quer cuidar da própria vida, em outros casos têm patologias graves, chegando a sentir prazer em destruir a vida alheia.

Eu espero que isto não tenha nada a ver com você, mas se você se enquadra nesse perfil Procure um terapeuta ou ajuda psicológica.
Procure não colocar apelidos em colegas de trabalho, comentar sobre religião, orientação sexual e outros fatos, que nada tem o ambiente profissional.
Saia fora da Fofoca e comportamentos maldosos.

Assim você verá que o seu progresso na área profissional, familiar e na área dos relacionamentos se tornará muito mais harmonioso sincero e proveitoso.

 

michaella

Michaella Enguel é Terapeuta Holística, Bióloga, Webmarketer, especializada em Coaching de desenvolvimento para Mulheres Empreendedoras.

You may also like...