10 Maneiras de Reconhecer Pessoas Suicidas

Eu não costumo tratar de assuntos tristes neste blog,

mas hoje eu fiquei muito chocada

com a notícia da morte do Robin Williams.

mulhertriste3

Ele foi um dos atores que eu mais admirava, pelo talento e pela presença em filmes espetaculares como A Sociedade dos Poetas Mortos.

O mais impactante foi saber que ele se suicidou, pois todos nós temos o nosso ciclo de vida neste planeta e  o fim chegará para todos. Tirar a própria vida porem, é incrivelmente doloroso.

Não sabemos o que se passe no coração das pessoas. O fato de alguém ser rico e famoso não é garantia de felicidade e nem de paz interior.

Não sei os motivos que levaram Robin Williams a praticar um ato tão desesperado, mas a Depressão

Atinge a todos hoje e dia, e exige providências rápidas para que não se torne um caminho de autodestruição.

Abaixo eu listei 10 comportamentos que podem significar tendências suicidas. Caso você detecte alguns deles em pessoas do seu convívio ou em si mesma, não fique parada.

Tome ação para impedir que o pior aconteça!

Vale conversar com a pessoa ou com familiares, pois nem sempre ela vai admitir ou perceber que precisa de ajuda. Se a pessoa deprimida é você mesma, procure AJUDA!

Seja de parentes, amigos, terapeutas, mas não fique tentando provar que é Forte, que tudo vai passar e que pode lidar com tudo sozinha!

Veja abaixo os sinais de ALARME que podem significar TENDÊNCIAS SUICIDAS:

1- ISOLAMENTO: A pessoa se torna Desinteressada pela Vida. Deixa de fazer coisas que gostava e lhe dava prazer, se isola dos parentes, amigos e evita contato com pessoas, quer ficar sozinha ou abandona a casa sem motivo aparente. Deixa de trabalhar, estudar e dorme em excesso.

2- VÍCIOS: Ela tenta mascarar sua dor através dos vícios da bebida, drogas, fumo, e outras atitudes viciantes como ficar na internet, no celular, ou mesmo trabalhar, malhar ou estudar compulsivamente.

3 – NEGAÇÃO: Ela passou por perdas e traumas graves, mas nega que esteja triste, traumatizada ou que precise de ajuda. Apresenta alguns dos sintomas acima, e mesmo assim, não admite que esteja passando por uma crise, diz que é forte, que aquilo não representa nada, que não está nem aí! Finge que não tem nada com isso!

4- EXAGERO: Comer demais, dormir em demasia, falar compulsivamente, rir ou chorar sem motivo. Falar repetidamente sobre o seu problema, reclamar e não ver solução para resolvê-los.

5- COMPLEXO DE VÍTIMA: Ela não consegue admitir que seja responsável pela sua própria vida. Tem pensamentos de ódio e vingança contra os responsáveis pelas suas perdas e não pensa em seguir adiante. Planeja destruir quem lhe prejudicou e dar cabo da própria vida. Sempre coloca a culpa em alguém ou alguma coisa.

6- COMPLEXO DE VILÃO: Ao contrário do caso acima, ela se sente CULPADA por tudo, até mesmo por coisas que não dependem dela. Não consegue se perdoar pelos erros e vivem no passado. Na maior parte das vezes, esse tipo de pessoa se mata aos poucos, caindo nos vícios, se auto mutilando, se torturando física, emocional e mentalmente. Acha que não tem direito de ser feliz, rica ou bonita por causa da Fome na África, da Guerra em Israel ou das injustiças do mundo.

7- APEGO: Ela tem pavor das mudanças como o fim de um casamento, a perda de um ente querido, a perda de um emprego e até mesmo pequenas mudanças como o fim de um curso, as férias ou qualquer alteração em seu padrão de vida, entrando numa depressão profunda.

8- AUSÊNCIA DE METAS: Não tem planos para o futuro, vive no passado. Acha que “No meu Tempo as coisas eram melhores”, hoje nada presta! Vive dizendo que não espera mais nada do amanhã, que está velha, sua vida acabou, etc. Não se interessa por nada atual, não se atualiza, só pensa em coisas e pessoa que perdeu. Não admite recomeçar.

9DESCUIDO COM A SAÚDE E APARÊNCIA: Existe uma ausência total de vaidade. Não se cuida e nem se importa com o vestuário. Acha que não precisa de coisas caras, que é bobagem ir ao cabeleireiro, malhar ou praticar algum esporte. A pessoa não vai ao médico nem ao dentista, sofre de obesidade e muitas vezes, se descuida até da higiene pessoal, deixando de tomar banho, pentear os cabelos, fazer barba, trocar de roupa e escovar os dentes!

10AMEAÇA SE MATAR: Cuidado, pois muita gente faz isso somente para “Chamar a Atenção”, mas pode ser que um dia ela cumpra a ameaça! Além disso, se ela age dessa maneira para chamar a atenção, alguma coisa pode estar muito errada e é preciso tentar ajudá-la. Não pense que isso é coisa de gente “Fresca”! Por trás desse comportamento pode se esconder realmente, uma pessoa à beira do suicídio.

Mesmo que a pessoa seja rica, bonita, famosa e não tenha, aparentemente, motivo nenhum para agir assim, não significa que ela não esconda sérios problemas emocionais. Os dez comportamentos acima são apenas alguns dos muitos que podemos usar para  reconhecer pessoas suicidas e prevenir a sua autodestruição  e até de nós mesmas.

As práticas Naturalistas e holísticas são uma boa forma de prevenirmos a Depressão, a Ansiedade e o Stress, que são fatores agravantes desse tipo de comportamento.

Se quiser conhecer um método para se livrar dos Medos, Culpas e Padrões destrutivos assista ao meu vídeo “Como se Livrar do Medo”.

michaella

Michaella Enguel é Terapeuta Holística, Bióloga, Webmarketer, especializada em Coaching de desenvolvimento para Mulheres Empreendedoras.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *